5 ferramentas básicas para um marceneiro iniciante

638 11/10/2022

5 ferramentas básicas para um marceneiro iniciante

Conhecida como a arte de transformar madeira em objetos funcionais, a marcenaria não é só a profissão mais antiga do mundo, como também ganhou seu espaço nos últimos anos. 

Por outro lado, são necessárias algumas habilidades para começar a trabalhar na área, como coordenação motora e muita criatividade, afinal, as peças produzidas devem ter formatos e tamanhos precisos.

Ao empreender e iniciar a carreira na marcenaria, é comum aparecer algumas dúvidas, especialmente aquelas voltadas para equipamentos necessários para se abrir um novo negócio. 

Para começar, ofereça sempre um excelente atendimento, afinal a satisfação do cliente é primordial nos primeiros anos porque garantem um excelente networking, mas também indicações para futuros trabalhos.

Esteja preparado e invista em um kit de ferramentas, que no dia a dia fazem muita diferença, mas que também possuem um bom custo-benefício.

Para te ajudar, fizemos um guia prático com alguns desses itens:

 

Trena

 

Indispensáveis em qualquer projeto de construção, as trenas são companheiras fiéis até mesmo na marcenaria. Servem para tirar medidas a fim de evitar erros. 

Não se pode negar que seria extremamente desconfortável produzir móveis maiores do que o cômodo em que a peça estará presente. Além disso, sua fita deve ser firme, com leitura clara e difícil de ser riscada. 

 

Esquadros

 

 

Tão importantes quanto as trenas, os esquadros são essenciais em projetos de marcenaria, pois ajudam a traçar linhas perpendiculares, a fim de verificar se há defeitos nas peças fabricadas. 

Os tamanhos mais utilizados no segmento são os de 10 e 12 polegadas. E, novamente, tudo depende da sua necessidade.

 

Martelos

 

Outra ferramenta básica que deve estar presente na lista de qualquer marceneiro é o martelo. Serve para diversos propósitos, mas principalmente, fazer pequenos ajustes e colocar ou tirar peças do lugar. Também são ótimos para posicionar pregos e parafusos, que requerem habilidades manuais. 


Plainas


Ao produzir qualquer peça, seja um item de decoração ou móvel, vai precisar que a superfície esteja nivelada e sem marcas de serrote. 

Com corpo de metal e bases planas, as plainas são ferramentas muito utilizadas na marcenaria. São ideais para tirar irregularidades da madeira e excelentes em desbastar ou aplainar, consequentemente, são ótimas aliadas para efetuar acabamentos.

 

Leia Mais: Conheça todos os tipos de plainas

 

Lixadeira

 


 

Na construção, o acabamento é uma das partes mais importantes do projeto, então, na marcenaria não seria diferente. Ao encerrar a produção de qualquer peça, será necessário remover as farpas, evitando que até mesmo seu cliente se machuque com isso.

Por esse motivo, as lixadeiras são ferramentas que precisam estar presentes na caixa de todos os marceneiros. Com esse dispositivo, você conseguirá agilizar a preparação da obra sem muito esforço.

 

Leia mais sobre o tema: Tipos de lixadeira - como escolher?

 

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre marcenaria, é hora de providenciar ferramentas novas e tirar do papel seu projeto para empreender. Além de ser uma excelente oportunidade profissional, é também o momento ideal para começar a traçar histórias de sucesso.

A Ferramentas Kennedy apoia o empreendedorismo e ama compartilhar essas narrativas. Conte conosco e faça suas compras de onde estiver e receba seus produtos em casa. Mas, se preferir, retire em uma de nossas lojas. 

Sugestões da categoria

mais ofertas