Como escolher o mandril para furadeira?

1949 14/03/2022

Como escolher o mandril para furadeira?

O mandril é um acessório muito importante para otimizar o funcionamento da sua furadeira.  Aprenda a escolher o melhor e como utilizá-lo corretamente

A furadeira é uma ferramenta versátil que torna qualquer serviço mais fácil, mas você sabia que o mandril adequado pode deixar tudo ainda melhor?  

Na hora de comprar qualquer ferramenta, poucas pessoas conhecem a funcionalidade de suas diversas peças e acessórios e como isso pode contribuir em um trabalho de construção, decoração ou uma reforma. Um bom exemplo disso é o mandril, um acessório muito importante para otimizar e garantir mais segurança no manuseio da furadeira.  

Por que o mandril é uma peça importante para a minha furadeira? 

O mandril é um acessório cilíndrico, cuja principal função é manter outras peças, como brocas, escovas e pontas de parafusadeiras, firmemente encaixadas e estáveis. Com um mandril adequado, você consegue aumentar a funcionalidade da sua furadeira. Ou seja, quando o tamanho da broca for maior que a capacidade da ferramenta disponível, é possível anexar um modelo de mandril que se adeque às suas necessidades.  

Lembre-se: para sua furadeira funcionar adequadamente, é imprescindível ter um bom mandril. 

Agora que você entendeu a importância deste acessório, vamos descobrir como escolher o melhor? 

Qual o melhor mandril para furadeira?  

Para garantir que você irá escolher o melhor mandril, é preciso prestar atenção em alguns detalhes, como o estilo de fechamento, o diâmetro, se é compatível com o modelo da sua furadeira e seu material. 

  1. Tipo de Fechamento 

O primeiro fator que você deve considerar ao escolher um bom mandril é o modelo de fechamento, é ele que determinará a eficácia do processo. São eles: 

  • Fechamento manual com chave: garante maior aderência. Com uma pequena chave é possível ajustar a ferramenta. Indicado para parafusadeiras mais profissionais; 

  • Fechamento com SDS: é o mais rápido e fácil de manusear. Indicado para furadeiras de impacto e com função martelo; 

  • Fechamento Hexagonal: seu encaixe é de forma magnética, é necessário puxar o mandril para frente para encaixar o acessório; 

  • Fechamento Manual: é o modelo tradicional e mais simples, no qual se encaixa direto na chave. Indicado para ferramentas domésticas; 

  • Fechamento Semiautomático: é feito com uma mão segurando na parte superior e outra na parte inferior para soltar ou apertar; 

  • Fechamento Automático: com apenas uma mão, é possível girar o mandril para realizar o encaixe. 

  1. Diâmetro compatível 

Outro parâmetro de compra importante é o diâmetro do mandril. Analise sua ferramenta e o tamanho do diâmetro para garantir que o acessório irá funcionar como o esperado. 

  • Mandril 3/8″: para brocas com diâmetro de até 10 mm. Indicado para trabalhos simples; 

  • Mandril 1/2″: para brocas com diâmetro de até 13 mm. Indicado para trabalhos mais pesados em superfícies duras. 

  1. Fique atento ao modelo e ao material 

Um modelo de qualidade inferior ou incompatível pode provocar erros no serviço e até mesmo acidentes. Não esqueça de verificar se o modelo da sua ferramenta é compatível com o acessório desejado e se o material é de qualidade. Dê preferência para os feitos de ligas metálicas, aço HSS e com eixos de ferro fundido.  

O mandril é um acessório coringa projetado para evitar a troca constante de ferramentas e tornar o trabalho mais seguro e preciso. São só benefícios! 

Como girar o mandril da furadeira?

Girar e trocar o mandril da furadeira parece uma tarefa difícil, mas não é. Primeiro, é importante analisar o modelo de fechamento, seja ele com chave ou automático. Para algumas furadeiras tradicionais, basta girar a peça no sentido anti-horário para afrouxar o mandril. Em seguida, substitua a peça e insira a nova broca que será utilizada. Certifique-se de que tudo se encaixa perfeitamente e pronto! 

Dica: no momento da instalação, é recomendado utilizar um óleo desengripante para melhorar o desempenho da furadeira e evitar atritos desnecessários. 

O mandril merece atenção!

O mandril é e sempre será o melhor amigo da sua furadeira, por isso é importante conhecer suas funcionalidades, como trocá-lo, se está na hora da sua manutenção e os tipos de modelos existentes no mercado.  

Experimente e conte para nós como a escolha de um bom mandril faz a diferença no seu trabalho. 

Aproveite e passe no site da Ferramentas Kennedy para conferir todos os modelos de mandris disponíveis!

Sugestões da categoria

mais ofertas