Diferença entre ferramentas à cabo e à bateria

672 28/10/2022

Diferença entre ferramentas à cabo e à bateria

As ferramentas são essenciais em qualquer situação, desde pequenas reformas em casa, até grandes projetos da construção civil. O que se pode afirmar é que elas se popularizaram entre os profissionais de diversas áreas porque passaram a substituir equipamentos mais antigos.

Entre os modelos disponíveis no mercado, estão os equipamentos à cabo e à bateria, cujos benefícios vão desde tecnologia empregada até seu peso.

Se você está pensando se deve investir em uma máquina nova ou até mesmo substituir a sua, leia esse artigo até o final.  

Separamos algumas dicas importantes que podem te ajudar. 

 

O surgimento das primeiras ferramentas 

 

Para começar, é essencial entender que as ferramentas elétricas só apareceram no mercado após os anos 20. Não é possível afirmar, com certeza, qual foi o primeiro equipamento inventado pelo homem, mas acredita-se que eles eram exclusivamente manuais e existem há milhares de anos. 

Anos depois, descobriu-se que esses acessórios podiam ser produzidos em metais, como cobre e bronze, e mais tarde, em ferro. Contudo, as ferramentas movidas a eletricidade, como conhecemos hoje, só surgiram em 1923, nos Estados Unidos.  

 

 

Ferramentas à cabo são indicadas para mim? 

 

Ao decidir comprar ferramentas novas, é essencial ter em mente qual o seu perfil profissional. Os equipamentos à cabo são preferidas entre os trabalhadores da construção civil. Elas apresentam vantagens, como: 

 

Tempo de Uso 

Uma ferramenta à cabo dependerá de uma tomada elétrica para funcionar, sendo assim, não há preocupação em recarregá-la. Em grandes projetos, em que o tempo é essencial, um equipamento a fio permite que o profissional continue o seu trabalho sem precisar de pausas. 

Porém, é necessário contar com a mobilidade. O movimento é limitado, exigindo que sejam feitas mudanças frequentes na tomada. Isso significa que o trabalhador terá mais dificuldade para manobrar seu equipamento. 

 

Consistência 

Uma ferramenta à cabo sempre será eficiente quando ligada a uma fonte de energia, ou seja, não perde sua potência. Além disso, quando se refere ao tempo médio de vida útil, tem o melhor custo-benefício. 

Contudo, se em algum momento o ambiente não contar com eletricidade, não será possível utilizar o seu equipamento. Além disso, os fios podem se quebrar, tornando a manutenção cara, exigindo a troca. 

 

Ótimas opções de ferramentas à cabo 

 

Possui duas velocidades, garantindo torque e controle ideais para parafusamentos e perfurações. Além disso, conta com motor de alto rendimento para trabalhos robustos e maior resistência a sobrecarga. 

 

 

É ideal para soltar e apertar parafusos e perfurar madeiras e metais com mais precisão. No entanto, não é indicado para trabalhos em concreto. 

 

 

Ferramentas à bateria são indicadas para mim? 

 

As ferramentas à bateria, por sua vez, permitem mais liberdade ao profissional e são mais leves, tornando sua utilização mais confortável porque não sobrecarrega os braços. São muito úteis em instalações elétricas, instalação de móveis, decoração e muitas outras áreas. 

Além disso, também possuem suas vantagens: 

 

Mais segurança 

Esse é o ponto mais importante para profissionais que utilizam esse tipo de equipamento. Elas não possuem cabo e, sendo assim, evitam acidentes como tropeços, quedas e/ou choques. E, mais do que isso, se for executar trabalhos em ambientes úmidos, então os equipamentos à bateria são os mais indicados, afinal, água e eletricidade não combinam. 

 

Mobilidade 

As ferramentas à bateria são mais leves e permitem mais mobilidade. Isso porque não há centenas de fios espalhados pela obra, o que significa que o espaço de trabalho fica menos lotado. 

 

Manutenção 

Essas máquinas são resistentes e possuem alta durabilidade. Assim, é necessário fazer apenas a manutenção preventiva para aumentar a vida útil. Por outro lado, precisam ser recarregadas, o que impacta em sua eficiência, pois as baterias necessitam ser trocadas com o tempo, o que resulta em um trabalho abaixo da média. 

 

Ótimas opções de ferramentas à bateria  

 

É ideal para trabalhos de alta performance e produtividade em madeira, metal e alvenaria. Possui diversos sistemas compostos por diversas funções, como proteção anti-rotação, vibração reduzida, para pausas e recomeços, acoplamento de precisão para maior produtividade. 

 

 

É uma excelente ferramenta que não pode faltar na maleta de trabalho. Conta com sistema de Brushless, que evita a manutenção corriqueira do equipamento, dando mais autonomia e vida útil à parafusadeira. 

É ideal para empresas de montagem de moveis e manutenção industrial, possui velocidade variável e reversível. Seu tempo de carga é de, mais ou menos, 65 minutos. 

 

 


Saiba mais sobre o assunto: Parafusadeira à bateria ou elétrica: qual é melhor? 


 

Então, qual o modelo certo para mim? 

 

 

A resposta dessa pergunta é que depende. Os dois modelos podem ser indicados para o seu perfil profissional, mas vai da sua utilização. Se quer contar com mais eficiência e ferramentas mais pesadas, então a escolha certa são os equipamentos à cabo. Mas, se a mobilidade for muito importante, aposte nos equipamentos à bateria. 

 

Na Ferramentas Kennedy, você encontra ferramentas com preços especiais de marcas que são referência, como a Bosch. Além disso, ao visitar as lojas físicas pode contar com atendimento personalizado. 

Sugestões da categoria

mais ofertas