Mês do profissional: 4 situações em que um eletricista pode salvar o seu dia

815 21/02/2022

Mês do profissional: 4 situações em que um eletricista pode salvar o seu dia

É o eletricista que mantém sua casa segura contra choques elétricos e incêndios
 
As habilidades dos eletricistas são tão importantes que podem salvar o dia, o mês, o ano ou até a vida de alguém. Afinal de contas, choques e incêndios são acidentes graves que ninguém quer ter. O trabalho do eletricista é indispensável em qualquer obra ou reforma, mas existem algumas situações mais discretas que merecem uma visita deste profissional. Veja algumas delas abaixo:

 
1.    Uma única tomada tem vários eletrodomésticos conectados


Se você tem vários eletrônicos ligados em uma única tomada através de adaptadores, benjamins e Ts, está na hora de chamar seu eletricista de confiança para que ele instale novas tomadas na sua casa.
 
As casas mais antigas não foram projetadas para o uso de tantos eletrodomésticos juntos, como atualmente. Alguns ambientes de imóveis antigos apresentam apenas uma ou duas tomadas, que precisam dar conta de cinco ou seis equipamentos eletrônicos.
 
O problema é que usar vários adaptadores e extensões pode ser perigoso e aumentar a chance de um incêndio. A instalação de novas tomadas por um profissional pode reduzir drasticamente este risco.


2.    A chave “cai” com frequência


A fiação da sua casa é organizada em circuitos. É muito provável, por exemplo, que a sua cozinha tenha todas as tomadas em um único circuito, o que significa que quando a chave desarma e “cai”, nenhuma tomada da cozinha funciona.
 
O dispositivo que garante a segurança elétrica desses circuitos é o disjuntor, que desarma quando atinge sua capacidade máxima de eletricidade e evita que os fios fiquem superaquecidos. Sem ele, curtos-circuitos ou até mesmo incêndios poderiam ocorrer.
 
Se o seu disjuntor desarma raramente, basta ir até a caixa de disjuntores e rearmar aquele que “caiu”. Mas se ele fica desarmando toda a vez que você liga o micro-ondas, esse é um sinal de que o circuito elétrico do local precisa ser avaliado e provavelmente melhorado.


3.    Fumaça sai da tomada


Quando você liga um eletrodoméstico em uma tomada e vê fumaça ou sente cheiro de plástico queimado, isso é uma indicação de que há um problema de segurança elétrica. Fios que entram em contato entre si podem causar esse problema, que pode facilmente se transformar em um incêndio. Não utilize esta tomada e ligue para um eletricista o quanto antes.
 
Também não é normal sentir um formigamento ou choque fraquinho nos seus dedos ou mão. Essa sensação é a corrente elétrica passando. Um eletricista pode determinar se há um problema na fiação ou no circuito. Nunca ignore uma sensação desse tipo!


4.    A luz pisca quando você liga algo na tomada


Se a sua luz pisca quando você liga o secador de cabelo ou chuveiro elétrico, pode ser um bom momento para chamar um eletricista que irá avaliar se é necessário instalar um novo circuito para o chuveiro ou equipamento que está causando a queda de tensão.
 
Neste caso, não há risco de incêndio, mas há redução da vida útil das lâmpadas que piscam e aumento no consumo de energia devido às perdas por aquecimento dos fios.
 
Apenas com esses poucos exemplos, é possível atestar que o eletricista é um profissional muito valioso na sociedade moderna! Não hesite em contatar este especialista ao notar algo estranho nas tomadas, fiação e disjuntores de sua casa. Aproveite as ofertas exclusivas do Mês do Profissional e confira o site da Ferramentas Kennedy.