Mês do profissional: 4 situações em que um mecânico pode salvar o seu dia

467 22/02/2022

Mês do profissional: 4 situações em que um mecânico pode salvar o seu dia

Não coloque sua segurança em risco, visite seu mecânico ao identificar esses sinais
 
O mecânico de automóveis tem conhecimento técnico para diagnosticar, reparar e fazer manutenção em veículos. Ele é capaz de desmontar partes, substituir peças, ajustar o motor, entre muitas outras coisas.
 
O bom funcionamento do veículo é importantíssimo para a segurança de motoristas, passageiros e pessoas que circulam nas vias, portanto não ignore problemas que parecem pequenos, pois eles podem crescer, ficar mais caros, e colocar a segurança de muita gente em risco. Veja abaixo situações em que o mecânico salva o dia: 


1. O seu carro está dando sinais de problemas no freio


O freio é o sistema mais importante da segurança veicular. Mas calma, o carro costuma dar alguns sinais de que você precisa levá-lo ao mecânico com urgência. São eles: trepidação no pedal em freadas normais, chiados ou assobios ao pisar no pedal, pedal que parece muito mole, pedal duro, pedal muito baixo e sinal de freio no painel acende.
 
Esses sinais indicam problemas nos discos, tambores, pastilhas, diafragma, lona ou fluido ou, então, simplesmente falta de regulagem.


2. Problemas na suspensão


A suspensão do veículo não é composta apenas pelo amortecedor, mas por vários componentes que influenciam o comportamento do veículo. Esses componentes ligam o chassi às rodas e garantem que elas sempre tenham contato com o solo, absorvem os impactos sofridos e dão estabilidade nas curvas.
 
Por isso, é muito importante fazer a boa manutenção dessa parte do carro. Sinais que indicam que está na hora de correr para a assistência técnica são: sons incomuns, instabilidade na direção (solavancos e desconforto), pneus com desgaste acentuado, falta de estabilidade, vazamento de óleo do amortecedor, roda que fica “pulando” ao passar por irregularidades no asfalto, perda de altura do veículo.


3. Injeção eletrônica com defeito


Esse é um problema bastante comum em motos. A injeção eletrônica é a responsável pela dosagem e mistura adequadas entre ar e combustível. Falhas nesse componente são fáceis de perceber, pois o condutor notará a perda de potência ou emissão exagerada de fumaça saindo pelo escapamento.
 
Outros sinais são: rotação por minuto (RPM) muito baixa, vibrações no motor, luz da injeção eletrônica acende no painel, cheiro de combustível, veículo que não dá partida.
 
Carros e caminhões também podem ter esse problema, que não deve ser ignorado para não tornar o seu veículo inoperável.


4. Câmbio que não funciona


O câmbio é fundamental para o funcionamento do carro, pois é ele que regula o torque e a velocidade do automóvel. Como identificar problemas no câmbio? O motorista tem dificuldade para encaixar a marcha, sente cheiro de queimado nas marchas mais lentas, há ruído em ponto morto, vibrações no carro na troca de marcha ou aquele infame vazamento de óleo que mancha o chão da vaga de garagem.
 
Em todas essas situações e em muitas outras, quem salva o dia do motorista ou motociclista é o mecânico, o profissional talentoso na resolução de problemas. Por isso, feliz do condutor que tem um mecânico competente e de confiança! 

E se você é mecânico, confira alguns itens disponíveis na FK que podem te ajudar a cuidar melhor das pessoas, porque cuidar de carros e motocicletas também significa cuidar da vida delas e do seu bem-estar.

Em homenagem a este e outros profissionais importantíssimos, a Ferramentas Kennedy tem ótimas ofertas. Confira aqui