Por que não emprestar suas ferramentas?

1799 17/02/2022

Por que não emprestar suas ferramentas?

Dia da Amizade: veja como não liberar suas ferramentas pode preservar uma amizade

Quando se trata de emprestar ferramentas, cada hobbista ou profissional tem as suas regras: alguns não emprestam de jeito nenhum, outros só emprestam se puderem supervisionar o uso, e outros liberam apenas ferramentas manuais. Mas como dizer “não” para um amigo sem colocar em risco a amizade?
 
Neste Dia Internacional da Amizade, trouxemos boas táticas para rejeitar esse tipo de pedido sem magoar quem pede. Confira a seguir:

 
Por que dizer “não” é tão difícil


Em primeiro lugar, não queremos desapontar nossos amigos. Não é nada agradável pensar que eles podem construir uma imagem negativa de nós porque negamos um favor.
 
Em segundo lugar, quando somos pegos de surpresa e temos que dar uma resposta imediata, tendemos a dizer “sim”, mas depois pode haver arrependimento. A resposta é guiada por ansiedade e desejo de agradar, ao invés de pensamento lógico.

 
Então o que fazer?


É preciso criar um pequeno distanciamento, para que você possa usar o pensamento lógico e racional. Aprenda a dizer algo como: “preciso pensar nisso antes de responder" ou “mais tarde eu te ligo para falar sobre isso”. Assim que você estiver livre da pressão imediata, pense cuidadosamente sobre o que está sendo pedido a você e nos sacrifícios que podem estar incluídos nesse empréstimo.
 
É possível que seu amigo demore mais do que o combinado para devolver o equipamento (prejudicando o seu próprio serviço), que o uso ou limpeza dele não sejam feitos corretamente e, em alguns casos não raros, que você simplesmente nunca mais veja a ferramenta na vida. 

Outro ponto importante é que algumas ferramentas são ajustadas ou afiadas especificamente para o uso de uma pessoa, e o compartilhamento pode desajustar essas configurações.
 
Enquanto algumas ferramentas são baratas e simples de serem substituídas, outras podem chegar a custar centenas de reais, resultando em um grande prejuízo e até no fim da amizade.
 
Da mesma forma que você não é obrigado a emprestar centenas ou milhares de reais para um amigo sem titubear, você também não tem a obrigação de emprestar equipamentos e ferramentas caros.


Estratégias sem culpa para dizer “não”


Aqui estão algumas sugestões de respostas que você pode dar:

-       “Infelizmente não posso, pois tenho uma regra minha de não emprestar ferramentas”. Essa frase deixa claro que você não tem nada contra aquela pessoa em particular. Você não empresta porque nunca faz isso, e não porque aquela pessoa não é confiável. O importante é não deixar a rejeição soar como se fosse pessoal.

-       “Eu não empresto nada que custe mais de R$500,00”. Essa frase vai fazer seu amigo se lembrar que tudo tem um custo e que se essa ferramenta quebrasse na mão dele, alguém teria que arcar com o prejuízo.  

-       “Ferramenta não se empresta, mas posso te recomendar ferramentas básicas para você montar seu kit”. Para os amigos com maior intimidade e liberdade para conversar abertamente, nada como ter um papo reto sobre como emprestar ferramentas simplesmente não dá certo. Que tal indicar a Ferramentas Kennedy para o seu amigo ou marcá-lo neste texto? Você pode também mostrar que a gente tem um blog com dicas incríveis para quem é apaixonado por ferramentas!

Se a culpa estiver querendo bater, lembre-se de que algumas amizades duram mais tempo e são mais saudáveis se não houver ressentimentos caso um equipamento caro desapareça. Emprestar ferramentas pode causar problemas e alterar a natureza do seu relacionamento no futuro.
 
E quando o seu amigo estiver montando o kit de ferramentas dele, lembre-se de mostrar o site da Ferramentas Kennedy. Assim, ele pode encontrar as melhores opções!

Sugestões da categoria

mais ofertas