Práticas de segurança que todo ciclista deve ter

466 19/08/2022

Práticas de segurança que todo ciclista deve ter

 

No dia 19 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Ciclista. A data visa o incentivo do uso de bicicletas, além de promover uma reflexão sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito. Além de ser um meio de transporte que facilita a vida de usuários, são também bem versáteis, sendo encontradas de diferentes formas e cores no mercado. 

Ainda de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares Setor de Bicicletas (Abraciclo), a produção de bicicletas aumentou 42% no primeiro semestre de 2021, quando comparado ao período anterior. 

As bikes passaram a ser vistas como uma alternativa de locomoção no período pandêmico por dois motivos: 

 

  • Para evitar aglomerações no transporte público; 
  • Para prática de exercícios físicos para manutenção da saúde e alívio de sintomas de ansiedade. 

 

Perfil do ciclista brasileiro 

 

Uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro revelou que 46,5% dos brasileiros costumam usar bicicletas como meio de transporte durante todos os dias da semana. 38,6% dos entrevistados disseram que começaram a utilizá-la por ser mais ágil e prático, mas apontaram a falta de segurança no trânsito e infraestrutura como os principais problemas enfrentados no dia a dia. 

O Paraná é o segundo estado que se interessa em pesquisas pelo tema, ficando atrás apenas de São Paulo, mas se destaca por ter a maior malha cicloviária do Brasil.  

Os ciclistas curitibanos, por sua vez, declararam não usar bicicletas ocasionalmente, fazendo da atividade um hábito, assim como também afirmaram pedalar até o trabalho, escola e/ou faculdade. 

 

 

Práticas adequadas de segurança 

 

Seja para a prática de exercícios, locomoção ou atividade de lazer, a utilização de bicicletas é cada vez mais incentivada, especialmente nos grandes centros urbanos. Porém, para isso são necessárias medidas adequadas de segurança. 

Ainda que capitais brasileiras estudem e desenvolvam políticas para ciclistas, a infraestrutura das faixas para ciclistas ainda é um problema que incomoda os usuários brasileiros.  

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) divulgou que, em 2020, aproximadamente 13 mil internações hospitalares foram causadas por atropelamento de ciclistas.   

Para ajudar a contornar a situação, a mudança de hábito pode ajudar a evitar acidentes.  

 

1. Conheça o tipo de bicicleta adequada para cada prática 

 

O primeiro passo é definir o seu objetivo. Se você tem a intenção de usar as bicicletas apenas aos fins de semana, então é interessante investir em modelos mais básicos. Mas se tem o estilo mais esportivo e quer pedalar diariamente, fazer deslocamentos longos e, talvez, até algumas trilhas, o ideal é procurar uma loja especializada e comprar bikes mais robustas. 

 

2. Faça manutenções frequentes 

 

Uma vez escolhido o modelo, é aqui que você precisa ter atenção. Isso significa que a falta de manutenção pode colocar em risco a sua segurança, especialmente quando o problema aparece em meio ao trânsito caótico das grandes cidades ou em um local escuro. 

Para te ajudar nessa tarefa, indicamos algumas ferramentas e equipamentos que são fundamentais estar sempre com você ou ainda para se ter em casa. 

 

  • Sinalizador Led Kala para Bicicleta 

Contém leds vermelhos super brilhantes, são resistentes à água e ajudam a sinalizar especialmente em trajetos noturnos. 

 

  • Bomba de Ar Manual para Bicicleta Kala 

São leves e compactas, ideais para inflar pneus. É importante estar em sua garagem para reparos, mas também podem ser encontradas em borracharias. 

 

 

  • Graxa para uso Geral 90G Worker 

Além da excelente qualidade, são indicadas para múltiplas aplicações, onde houver a necessidade de lubrificação e deslizamento. 

 

 

 

3. Use equipamentos de segurança 

 

Seja qual for o seu objetivo, usar roupas confortáveis na hora de pedalar pode fazer toda a diferença, porém escolha sempre equipamentos adequados para a prática desse tipo de atividade, como capacetes, luvas, sinalizadores e óculos. 

 

Gostou das dicas sobre o tema? Então, aproveite para seguir o nosso perfil no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades ou compre seus equipamentos para bikes no e-commerce da Ferramentas Kennedy