Amolar suas facas garante segurança na manipulação

1828 03/03/2022

Amolar suas facas garante segurança na manipulação

Conheça três técnicas eficazes e práticas para afiar facas


Manter uma faca afiada é uma tarefa simples, mas que exige atenção a alguns detalhes fundamentais. Ter uma faca bem afiada é muito importante para a segurança de quem a manuseia, pois a faca sem fio exige mais força para cortar o alimento e pode escorregar e atingir os dedos.

Facas da melhor qualidade, de marcas boas, também precisam ser afiadas assim que começarem a perder o fio. Confira abaixo três técnicas diferentes para amolar a faca: com pedra, com chaira e com esmeril.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Lado certo da pedra


Se você vai afiar a faca em uma pedra, é importante prestar atenção no lado a ser usado. As pedras normalmente possuem um lado mais liso e outro mais poroso. Se a faca é afiada regularmente, pode-se utilizar apenas o lado mais liso. Se ela está precisando há tempos de  uma amolação, porém, o mais recomendado é iniciar a afiação pelo lado mais poroso, para depois chegar até o lado mais liso.

É sempre importante lembrar que a pedra deve ser molhada antes de ser utilizada. Mantenha ela em um recipiente com água por pelo menos cinco minutos para diminuir o atrito com a faca e facilitar o manuseamento na hora de afiar; usar a pedra seca pode causar acidentes.

Lembre-se de utilizar toda a superfície da pedra para amolar a faca; não faça um movimento circular no centro dela, pois só essa região ficará gasta e há mais chances da peça quebrar. Apoie a pedra em um paninho úmido para que ela não deslize, segure a faca com as duas mãos (uma mão no cabo e outra no metal, no lado oposto da lâmina) e passe seis vezes de cada lado, respeitando a curvatura da faca e fazendo o movimento no sentido oposto ao seu corpo.

Ângulo da faca na chaira


Se a ideia é afiar a faca com uma chaira, instrumento feito para esse fim, o segredo é acertar o ângulo. A faca deve ser colocada em um ângulo de 10 a 15 graus em relação à chaira. Acertando isso, é só deslizar toda a lâmina, da base até a ponta, para conseguir uma afiação perfeita. 

Muita atenção com o esmeril


O esmeril é um aparelho utilizado para afiar facas. Ele é uma espécie de roda de pedra, que gira e funciona melhor do que outros métodos manuais. Para utilizar um esmeril, o único segredo é o cuidado. O uso do aparelho solta poeira, então é necessária a utilização de luvas e máscaras. O ângulo também é importante: sempre deixe a faca em um ângulo de 45° e garanta que a lâmina toda encoste no aparelho. Como ele deixa a faca muito afiada, sua utilização não precisa ser tão frequente.

Bônus: afiador de facas e tesouras

Existe também um afiador que tem pastilhas diferentes, voltadas para facas completamente desgastadas, para acabamento, para facas serrilhadas e para tesouras. 

Teste de afiação


Para testar se a afiação ficou perfeita, você pode usar um papel sulfite. Segure a folha com sua mão não dominante e a faca com a dominante. Você deve conseguir cortar o papel com pouco esforço, e com bom controle de direção de corte. Usar um tomate cru com pele também funciona bem para esse teste. Jamais use a ponta dos dedos para testar o fio da faca.

Confira vários modelos de facas para carne e canivetes disponíveis no site da Ferramentas Kennedy. E continue acompanhando dicas sobre como realizar projetos DIY em nosso blog!